Notícias Programas do AGUASPARANÁ presentes em quase todos os municípios

Dezenas de prefeitos estiveram no Instituto das Águas do Paraná, entre os dias 27 e 28 para assinar convênios e firmar parceria para a realização de obras em seus municípios. Solicitações de perfuração de poços artesianos, tubos de concreto para implantação de galerias de águas pluviais e, principalmente participação no Sistema Integrado de Coleta Seletiva, foram as grandes demandas atendidas.

O programa Reciclo já conquistou a maioria dos prefeitos por agir na solução de problemas ambientais e sócio econômicos dos trabalhadores do setor. O Reciclo está integrando o sistema de coleta seletiva em 296 municípios paranaenses. Já foram investidos cerca de R$ 110 milhões entre repasses para as prefeituras efetuarem a compra do caminhão de coleta de resíduos sólidos, equipamentos para os barracões de triagem e kits urbanos de lixeiras e carrinhos manuais para a coleta do material.

"É um programa inédito e inovador", afirma o presidente do instituto, Iram de Rezende. De acordo com ele, o sistema atua em todas as etapas da coleta seletiva. "Começa com a organização e capacitação dos agentes recicladores, passa pela logística da reciclagem, organiza a venda dos produtos diretamente com os compradores, tirando de cena os atravessadores, resultando em uma melhoria acentuada na renda desses trabalhadores que passam a dividir os lucros da comercialização", explica Rezende.

O programa Água no Campo, que realiza perfurações de poços artesianos para comunidade rurais, beneficiou mais de 80 municípios paranaenses até o final de 2017. Foram centenas de famílias de pequenos produtores rurais que passaram a contar com água encanada de qualidade. Isso representou um aumento de 78%  em relação ao ano anterior.

Outro programa com grande demanda é o de combate à erosão, enchentes, alagamentos ou de interesse social. O Governo do Paraná, através do AGUASPARANÁ, já destinou mais de R$ 6 milhões em tubos de concreto para implantação de galerias de águas pluviais em mais de 150 municípios.

Os convênios e/ou parcerias foram firmados com os prefeitos de, Boa Esperança- Wenderson Aparecido Pereira dos Santos; Cafezal - Mario Junio Kazuo da Silva; Cambará - Jose Salim Haggi Neto (Neto); Campina da Lagoa - Milton Luis Alves; Indianópolis - Paulo Cezar Rizzato Martins (Paulinho Mineiro); Lidianópolis - Adauto Aparecido Mandu; Missal - Hilario Jacó Willers (Maneco); Nova Tebas - Clodoaldo Fernandes dos Santos; Prado Ferreira - Silvio Antonio Damaceno; Tupãssi - Ailton Caeiro da Silva (Ito); Tapejara - Rodrigo de Oliveira Souza Koike; Goioerê -  Pedro Coelho; Iporã - Roberto da Silva (Robertinho); Luiziana - Mauro Alberto Slongo; Leópolis - Alessandro Ribeiro (Sandrinho); Roncador - Marilia Perotta Bento Gonçalves; Japira - José Geraldo dos Santos; Guaporema - Célio Marcos Barranco (Marcão Barranco); Iracema do Oeste - Donizete Lemos; Bom Jesus do Sul - vice prefeito Paulo Deola; Faxinal - Ylson Alvaro Cantagallo; Almirante Tamandaré - Gerson Denilson Colodel; Alto Piquiri - Luis Carlos Borges Cardoso; Janiópolis - Ismael José Dezanoski; Cruzeiro do Oeste - Hedilberto Villa Nova Sobrinho; Francisco Alves - Alirio Jose Mistura; Vera Cruz do Oeste - Ednei Sgobi; Ourizona - Manoel Rodrigo Amado;Turvo - Jeronimo Gadens do Rosario; Fenix - Altair Molina Serrano; Santo Antonio do Caiuá - Osmar Stachovski; São João do Caiuá - José Carlos da Silva Maia; Corumbataí - Carlos Rosa Alves; Arapuã - Deodato Matias; Ariranha do Ivaí - Augusto Aparecido Cicatto; Lunardelli - Reinaldo Grola; Espigão Alto do Iguaçu - Hilário Czechowski; Rancho Alegre D'Oeste - Suely Alves Pereira Silva; Mangueirinha - Elidio Zimerman de Moraes; Terra Boa - Valter Peres; Boa Ventura de São Roque - Edson Flavio Hoffmann; Nova Cantu - Jose Carlos Gomes.