Notícias Contenda vai instalar lixeiras do programa Reciclo

Dentro dos próximos dias a prefeitura de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, inicia a troca ou implantação de 20 novas lixeiras na área central da cidade. A aquisição das unidades foi uma conquista realizada por meio de um convênio firmado com o Instituto das Águas do Paraná.

A parceria com o município faz parte do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo AGUASPARANÁ em mais de 290 cidades paranaenses, por meio do programa Reciclo. Além das lixeiras urbanas, o sistema prevê também a destinação de carrinhos coletores de lixo reciclável, bem como os recursos para a aquisição de um caminhão coletor de resíduos sólidos.

Como contrapartida o município fica responsável pela implantação do barracão de triagem e a organização do recicladores, através de associação ou cooperativa. "A ideia é fazer com que esses trabalhadores passem a gerir o sistema desde a separação do material até a venda, contribuindo para melhorar a renda dessas famílias e proporcionando maior segurança no trabalho", explica o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Rezende.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, Jorge André Gonçalves da Silva, as lixeiras serão instaladas em locais estratégicos onde há maior necessidade. "Manter a cidade limpa é cuidar do meio ambiente e da população", salientou o secretário.

Arquivo anexado: