22/07/2019

RETOMADA DE ATIVIDADES DO CBH DO PIRAPONEMA

Na última quarta-feira (17/07/19), foram realizadas duas reuniões sobre as bacias hidrográficas dos rios Pirapó, Paranapanema 3 e Paranapanema 4 - Piraponema, em Maringá. No período da manhã, ocorreu a 1ª reunião ordinária de 2019 da Câmara Técnica de Acompanhamento do Plano - CTPLAN e no período da tarde, a reunião Plenária do Comitê.

PARTICIPAÇÃO - Houve expressiva participação dos atores das bacias, em ambas as reuniões, com registro de mais de 40 interessados, dentre representantes dos escritórios regionais do IAP e AGUASPARANÁ, Prefeituras Municipais de Mandaguaçu, Mandaguari, Paranavaí, Nova Londrina, Nova Esperança, Itaúna do Sul e Munhoz de Mello (Poder Público); Sanepar, CISPAR, Cocamar, Usina Central do Paraná, Usina Santa Terezinha, Usina Alto Alegre, Cooperativa Nova Produtiva, Companhia Melhoramentos, CITRI, SPAL Indústria de bebidas e GT Foods (Usuários); Unicesumar, UEM, Pastoral do Meio Ambiente de Santa Fé, ABAS/PR, ong INOS e ong GAIA (Sociedade Civil).

HISTÓRICO - A coordenadora da CTPLAN, Cristhiane Okawa (UEM), apresentou um breve histórico que envolveu a elaboração do plano e as atividades entre AGUASPARANÁ, CTPLAN, CBH PIRAPONEMA e ENGECORPS (empresa consultora responsável pela elaboração do Plano das Bacias). Destacou que os produtos 01 a 05 (link) já foram aprovados pelo Comitê, mas ainda estavam pendentes as consultas públicas e a aprovação do produto 06 (outorga e cobrança).

Lembrou que, após aprovação pelo Comitê, submeteu-se a proposta de reenquadramento ao CERH/PR que, por sua vez, apresentou objeções à aprovação, questionando os trechos na classe 4 e por que não tinha havido consulta pública previamente. O posicionamento adotado pelo CBH Piraponema em relação à classe 4 foi devido à preocupação quanto aos investimentos necessários para se atingir uma classe 3 ou 2, no horizonte de planejamento. Este foi o grande gargalo que permeou todo o desenvolvimento do plano das bacias.

CONSULTA PÚBLICA - Um dos encaminhamentos obtidos ao fim do dia de reuniões foi o agendamento da consulta pública sobre o enquadramento das bacias, previsto para ocorrer no dia 19 de setembro de 2019, no período da tarde, na Unicesumar, Maringá. Em breve, maiores informações serão divulgadas, adequadamente.

Captcha Image Carregar outra imagem