Aterros Sanitários

Em que consistem
Os projetos em desenvolvimento vêm se adequando à realidade de cada município, levando em consideração desde o tipo de solo e a população urbana, até os instrumentos técnicos e financeiros disponibilizados pelas administrações municipais. As obras em implantação são projetadas e executadas de acordo com as normas ambientais vigentes e, com a utilização das tecnologias mais modernas do país.

Dentre as técnicas recomendadas, a proposta baseia-se na implantação de aterros sanitários, buscando soluções isoladas ou regionalizadas entre os municípios.


A quem se destina
Aos municípios que estejam buscando melhorar a disposição de seus resíduos através da implantação de Aterros Sanitários.


Documentos Necessários
Documentação necessária para a inclusão das Prefeituras Municipais no Programa

  • Cópia autenticada do registro de imóveis ou do decreto de desapropriação acompanhado da imissão provisória de posse;
  • Cópia da Licença Prévia (LP) expedida pelo IAP, atendidos os prazos de validade;
  • Ofício de aporte da Prefeitura Municipal, referente a disponibilização das contrapartidas municipais a serem investidos na implantação dos aterros sanitários, incluindo o número da dotação orçamentária.


Órgão Responsável

Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - SUDERHSA

Rua Santo Antonio 239 - 80230-120 - Curitiba – PR
(41) 3213-4700 / (41) 3213-4800
suderhsa@pr.gov.br


Custo
O Governo do Estado do Paraná, ciente das dificuldades financeiras e técnicas que os municípios que ainda dispõem seus resíduos urbanos em lixões enfrentam para a implantação de seus aterros sanitários, vêm buscando recursos visando auxiliar as administrações municipais na execução dessas ações.

Os investimentos arrecadados que vêm sendo aplicados no Programa visam a elaboração dos projetos técnicos e a execução das obras e, estão distribuídos da seguinte forma:

1) Contrapartida do Município

  • área para a implantação do aterro sanitário
  • 25% do total dos recursos das ações previstas

2) Recursos Estaduais (CEF/ESTADO)

  • 75% do total dos recursos das ações previstas


Mais Informações

Recomendar esta página via e-mail: