Atuação da AGUASPARANÁ

 
Na área de drenagem, para Controle de Cheias, o Instituto das Águas do Paraná é executor de programas, projetos, obras e demais ações cujo objetivo é prestar apoio técnico e financeiro às Prefeituras Municipais para a Prevenção e Controle de Cheias e Inundação nas diversas regiões do Estado do Paraná.

O Instituto das Águas do Paraná executa diretamente grandes obras de interesse regional, de forma a integrar as ações das prefeituras a uma diretriz maior da bacia hidrográfica ou ao Plano de Bacia.

Além das ações estruturais, caracterizadas como obras ou intervenções físicas, o Instituto das Águas do Paraná desenvolve os Planos Diretores de Drenagem, com o objetivo de dotar as Prefeituras Municipais de um instrumento moderno de Gestão de Drenagem. Estes planos propõe uma forma institucional integrada de atuar; uma nova legislação que trata das ações não estruturais para controle de cheias; fornecem planos de ação para situações de emergência e instrumentalizam tecnicamente o corpo técnico das prefeituras municipais.

Na área da drenagem, para Controle de Erosão, o Instituto das Águas do Paraná executa, direta ou indiretamente, obras de prevenção e/ou controle da erosão urbana, principalmente nas regiões de solos mais suscetíveis à formação das erosões ou voçorocas, que comprometam a integridade física da edificação e da infraestrutura existente nas cidades.
 
 
 

 
Recomendar esta página via e-mail: