Monitoramento de Dados Hidrológicos

A SUDERHSA realiza o monitoramento dos recursos hídricos superficiais no Estado do Paraná, visando quantificar e qualificar os recursos existentes, possibilitando o conhecimento da quantidade e qualidade da água disponível e sua distribuição espacial e temporal para os múltiplos usos.

A SUDERHSA opera atualmente aproximadamente 700 estações hidrométricas, parte pertencente à rede própria do estado e parte pertencente a COPEL, ANA e SANEPAR, operadas pela SUDERHSA através de convênios. As estações hidrométricas estão distribuídas em todo o estado e são fluviométricas, pluviométricas, sedimentométricas, de medição de descarga e de qualidade.

Equipes de técnicos realizam visitas a campo para operação da rede de estações hidrométricas. Durante estas visitas os hidrometristas realizam a instalação, operação e manutenção das estações, e também a coleta de água para análises de qualidade e de sedimentos.

A SUDERHSA conta ainda com 650 observadores que realizam a leitura diária nas estações. Estas informações são enviadas a SUDERHSA e após serem conferidas são cadastradas no banco de dados. Este banco de dados armazena a série histórica de 1.700 estações, incluindo as que estão em operação e as que já foram desativadas.

Estação pluviométrica
Estação fluviométrica
Medição

 

Distribuição das Estações Fluviométricas no Estado

 

Distribuição das Estações Pluviométricas no Estado


Distribuição das Estações de Qualidade da Água no Estado


Distribuição das Estações de Sedimentometria no Estado

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem