Pesquisa Aqüífero Karst

A partir do ano de 1996 foi realizado Convênio de Cooperação Técnico Cientifica, a fim de pesquisar o Aqüífero Karst, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, do qual participaram o Governo do Estado do Paraná, representado pela SUDERHSA, a SANEPAR, COMEC, Universidade Federal do Paraná, e o Instituto Joanneum Research, da Áustria.

O projeto, denominado PROJETO KARST, foi realizado com recursos do Governo do Estado, através da SUDERHSA e da SANEPAR, e teve como objetivo prover o conhecimento do aqüífero, em função da necessidade de proteger e conservar sua área de superfície e conseqüentemente preservar o seu manancial de águas subterrâneas para implementar futuro projeto de gerenciamento do uso do solo na região. Para tanto foi necessária a realização de melhorias na infraestrutura do Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas - LPH, do Departamento de Geologia da UFPR e a aquisição de novos equipamentos. O Instituto Joanneum Research da Áustria foi responsável pela cooperação cientifíco-tecnológica com os técnicos brasileiros envolvidos no Projeto.

Como resultado dos trabalhos desenvolvidos durante a execução do Projeto Karst, foi elaborado o Relatório Final de Pesquisa para uma área piloto da região do Karst, definindo uma sistemática de exploração e conservação do Aqüífero.

Ilustração
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem