Sistema de Informações Hidrológicas

 

O Sistema de Informações Hidrológicas - SIH da SUDERHSA pode ser considerado essencialmente como um banco de dados ao qual se encontram associados diversos aplicativos.

Como bancos de dados (Oracle), nele são inseridos dados hidrológicos referentes a:

  1. Estações de Monitoramento: é o cadastro das estações. São classificadas como “no curso d'água”, subdivididas em F (fluviométricas), FR (fluviográficas, Q (qualidade de água) e S (sedimentométrica); e “fora do curso d'água”, subdivididas em P (pluviométricas), PR (pluviográficas), E (evaporimétricas) e C (climatológicas); podem ainda serem automáticas e possuírem transmissão via telefone, rádio ou satélite, sendo então denominadas T (telemétricas). As informações disponíveis são:

    Código nacional
    Tipo de estação
    Rio (se for o caso)
    Município
    Data de instalação
    Data de extinção (se for o caso)
    Localização
    Acesso
    Entidade operadora
    Descrição
    Observadores
    RN (se for o caso)
    Lances de réguas (se for o caso)

  2. Pluviometria: dados de precipitação pluviométrica, coletados a partir de pluviômetros ou pluviógrafos (aparelho registrador automático). Os dados disponíveis são:

    alturas de chuva (mm)
    índices pluviométricos (mm/h)

  3. Fluviometria: dados relativos à situação dos rios, sendo observados em réguas linimétricas ou coletados em linígrafos (aparelho registrador automático). Os dados disponíveis são:

    nível de água dos rios (m)

  4. Sedimentometria: dados relativos à quantidade de matéria sólida em movimento junto à massa líquida. O material pode estar sendo transportado em suspensão ou por arraste, ou ainda compor o leito do rio. Os dados disponíveis neste caso são:

    concentração de sedimentos em suspensão (mg/l)
    granulometria de material em suspensão (%/ diâmetro)
    granulometria de material de fundo (%/ diâmetro)
    granulometria de material de arraste (%/ diâmetro)

  5. Cota – Vazão: para se obter a série histórica de vazões de um rio, observa-se os níveis de água do mesmo, transformando-se estes valores em vazão pela seu correspondente valor na tabela cota – vazão. Todos os projetos de hidráulica são baseados em estatísticas de vazão, à exceção de projetos de navegação que usam níveis e profundidades dos rios. Os dados disponíveis são:

    tabela cota (m) x vazão (m 3 /s)

  6. Medição de Descarga: valores medidos da variação da massa d'água ao longo do tempo; as medições são correlacionadas com os respectivos níveis em que ocorreram, permitindo a elaboração das curvas de descarga, ou curvas chave, as quais dão origem a tabela cota – vazão. Os dados disponíveis no banco são:

    dados das medições de vazão
    resultados (m 3 /s)
    resumo das medições

  7. Análise laboratorial: refere-se aos resultados das análises de amostras de água coletadas em campo e analisadas em laboratório. As informações disponíveis são:

    parâmetros analisados em amostras água

  8. Qualidade de Água: a partir dos resultados de laboratório e aplicando-se uma formula própria, calcula-se o índice IQA. Nem todas as estações possuem dados suficientes para cálculo do IQA, mas naquelas que possuem, os dados disponíveis são:

    Índice de Qualidade de Água - IQA
    parâmetros utilizados para cálculo dos IQA

A cada tipo de dado básico associado às estações de monitoramento, estão disponíveis diversos aplicativos. Alguns deles geram informações que podem ser acessadas por usuários interessados; outros aplicativos são apenas para uso interno. Dentre os que podem ser acessados externamente relacionamos:

  1. Estações de Monitoramento: cadastro das estações, a ser consultado por código, tipo, município, bacia hidrográfica, período de observação, entidade, rio, localidade;
  2. Pluviometria: relatórios de alturas diárias, alturas mensais e anuais, totais mensais e anuais;
  3. Fluviometria: relatórios de cotas, vazões diárias, vazões mensais e anuais, permanência de vazões;
  4. Sedimentometria: relatório de concentração simples e detalhada; curvas granulométricas de material em suspensão, fundo e arraste;
  5. Medição de descarga: resumo de medições de vazão, por estação;
  6. Cota – vazão: tabela cota x vazão;
  7. Análise laboratorial: relatório de análises de amostras de água;
  8. Qualidade de água: relatórios simples e detalhado, IQA.
Recomendar esta página via e-mail: