Guabirotuba

Os sedimentos da Bacia de Curitiba, excetuando-se os depósitos aluvionares recentes, constituem a Formação Guabirotuba. Trata-se predominantemente de sedimentos pelíticos, situados em sua maior parte na seqüência de topo, ocorrendo localmente lentes de areias arcoseanas, geralmente na sua porção basal.

A área de abrangência da Formação Guabirotuba é de 900 km2, em sua maior parte na cidade de Curitiba, estendendo-se também para os demais municípios da RMC. As espessuras máximas são da ordem de 60 a 80 m na porção central da Bacia de Curitiba. A área onde é mais notável a ocorrência de areias arcoseanas está localizada na região nordeste da cidade de Curitiba, nas proximidades do Parque de Exposição Castelo Branco, no município de Pinhais -PR

Trata-se de um aqüífero do tipo primário, cujo armazenamento e fluxo da água estão associados à porosidade natural das lentes de areias arcoseanas. Do ponto de vista hidráulico, pode apresentar caráter livre, semi-confinado a confinado.
A produtividade média por poço é de 2 l/s ou 7,2 m3/h.
A água deste aqüífero é do tipo Bicarbonatada Calco-Sódica, sendo tanto maior o grau de mineralização, quanto maior o grau de confinamento das areias arcoseanas pela cobertura argilosa. Os teores de STD (sólidos totais dissolvidos) variam de um máximo de 180 mg/l a um mínimo de 40 mg/l, apresentando como valor médio 60 mg/l. Observam-se, localmente, teores anômalos de Fe e Mn, de 05, a 5 mg/l, respectivamente. Estes teores, supõe-se, estão associados às argilas orgânicas que ocorrem intercaladas aos níveis de areias arcoseanas. No que se refere a qualidade em relação ao uso, as águas raramente apresentam restrições para fins industriais e, via de regra, não necessitam de tratamentos para abastecimento doméstico.

O grau de vulnerabilidade do aqüífero quanto à contaminação orgânica é baixo em razão de estar, na maior parte de sua extensão, capeado por cobertura argilosa, o que permite a ação dos processos de depuração dos eventuais efluentes lançados na superfície do terreno.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem