Unidades Aquiferas do Paraná

Em 1998, foi lançado o Atlas de Recursos Hídricos do Estado do Paraná, com 26 mapas temáticos nos quais demonstravam a disponibilidade hídrica superficial e subterrânea e os principais usos dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas paranaenses. As Unidades Aqüíferas aqui disponibilizadas fazem parte do conjunto dos 26 mapas que compõem o referido Atlas.

Aqüíferos são extratos ou formações geológicas constituídas de material permeável que permitem armazenar e transmitir quantidades significativas de água. Na natureza existem, principalmente, dois tipos de Aqüíferos: aqüífero livre (freático ou não confinado) e aqüífero confinado (ou artesiano).

O Paraná é constituído por rochas do embasamento cristalino e por rochas sedimentares constituídas pela Bacia do Paraná, Bacias Terciárias, zonas restritas de depósitos sedimentares litorâneos e de aluvionares próximos aos vales de grandes rios. Estas rochas formam os Aqüíferos de interesse regional, que constituem os grandes reservatórios naturais de águas subterrâneas. 

Clique aqui para baixar os arquivos:
- Unidades Aqüíferas.pdf (mapa)
- Unidades Aqüíferas.jpg (mapa)
- Unidades Aqüíferas.zip (shapefile)


Conceder créditos a SUDERHSA em todo trabalho que utilizar o(s) produto(s) ora fornecidos citando a fonte: SUDERHSA, 1998.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem