Notícias

10/08/2017

AGUASPARANÁ e prefeitura de Kaloré fazem parceria para implantar Sistema Integrado de Coleta Seletiva

O convênio foi assinado na tarde desta quarta-feira (09) entre o Instituto das Águas do Paraná e a prefeitura de Kaloré. A parceria firmada entre os poderes vai destinar recursos no valor de R$ 250 mil ao município que, por meio de licitação, fará a compra do caminhão específico para a coleta de materiais recicláveis.

Como contrapartida a prefeitura fica responsável em assegurar as instalações do barracão de triagem e a organização dos catadores através de cooperativa ou associação. O programa já foi implantado em 45 municípios paranaenses e tem como meta atingir 100 cidades de pequeno e médio porte neste ano.

Durante a assinatura do convênio, o presidente do AGUASPARANÁ, Iram de Rezende, ressaltou a importância do programa destacando que um dos objetivos é disseminar a reciclagem como forma de recuperação de matéria prima. "É um modelo inovador que contempla vantagens socioeconômicas aos recicladores, colabora para a proteção ambiental e atua de forma integrada a gestão e operacionalização dos sistemas municipais de coleta seletiva", disse.

O diretor de Resíduos Sólidos do instituto, Paulo Breda, explicou que os recursos para a aquisição do caminhão é a primeira etapa do programa. "Na sequência, haverá um levantamento das necessidades dos equipamentos que envolvem esteira mecânica, prensa hidráulica, empilhadeira, balança mecânica, entre outros. São equipamentos que darão condições dos recicladores trabalharem de forma mais ágil e segura, proporcionando melhorias nas condições de vida, trabalho e renda", completou.

Para o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, a parceria com o AGUASPARANÁ para implantar o programa da coleta seletiva representa um avanço para as políticas ambientais e sociais do município. "Vamos reduzir grande parte dos materiais encaminhados para o aterro sanitário e os catadores passarão a ser recicladores, trabalhando exclusivamente no barracão, onde dividirão os valores obtidos com a venda dos produtos", avaliou.

Além do presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Rezende, do diretor de Resíduos Sólidos, Paulo Breda, do prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, participou da assinatura do convênio, o vereador do município, Nilson Antonio Vicentini.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.