Notícias

21/09/2017

Estiagem aumenta demanda por perfuração de poços a pequenos produtores rurais

Depois de assinarem nesta terça-feira (19), convênios no valor de R$ 23 milhões com o Governo do Estado para implantação do programa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva do Instituto das Águas do Paraná, vários prefeitos foram recebidos, nesta quarta-feira (20),  pelo presidente do órgão, Iram de Rezende e pelo diretor de Gestão de Projetos e Fiscalização, Emerson Leska, para reuniões que ultimaram detalhes de encaminhamento de solicitações.

Durante os encontros foram tratados de projetos para liberação de tubos de concreto com a finalidade de implantação de galerias de águas pluviais e perfuração de poços artesianos em áreas de comunidades rurais. O programa Água no Campo do AGUASPARANÁ está com seis equipes de perfuração distribuídas em várias regiões do estado para atender a demanda dessas famílias.

De acordo com o prefeito de Florestópolis, Nelson Correia Junior, cerca de 100 famílias de pequenos produtores da comunidade Florestan Fernandes precisam de poços com maior capacidade de vazão para ampliarem suas produções tanto na lavoura como nos derivados de animais.

A situação da comunidade rural de São José, no município de Terra Roxa é mais complicada. O prefeito Altair Donizete de Pádua, explicou que os mais de 600 moradores estão sofrendo com a estiagem. "Muitos poços familiares estão secando, e a cada a dia a situação se agrava", justificou. De acordo com ele, os poços também abastecem o grupo comunitário de Santa Rita D'Oeste com aproximadamente 30 famílias que dependem da água não apenas para consumo, mas também para atividades rurais.

Preocupação semelhante é do prefeito de São José da Boa Vista, Sérgio Kroneis. Mais de 10 famílias de pequenos produtores das comunidades Pescaria e Água do Pinhal estão com as minas, que abastecem as casas e os animais, secando rapidamente com a estiagem. "Temos urgência na perfuração de um poço artesiano para aliviar o sofrimento da falta de água para essas famílias", reforçou o prefeito

Já o prefeito de Pitanga, Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa, está interessado em incluir o município no programa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva. O presidente do AGUASPARANÁ explicou o funcionamento do programa e ofereceu todas as orientações necessárias da documentação para o convênio.

Foram recebidos no Instituto das Águas do Paraná os prefeitos de IGUATU, Vlademir Antonio Barella. O deputado estadual Cobra Repórter, acompanhou os prefeitos de CENTENÁRIO DO SUL e IVATUBA, Luiz Nicacio e Robson Ramos ; de FLORESTÓPOLIS, Nelson Correia Junior; de PITANGA,  Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa; de TERRA ROXA, Altair Donizete de Pádua; de UNIÃO DA VITÓRIA, Santin Roveda; de URAÍ, Carlos Roberto Tamura; de SÃO JOSÉ DA BOA VISTA, Sérgio Kroneis.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.