Notícias

13/11/2017

AGUASPARANÁ E IAP, realizam 1º Fórum de piscicultura para o noroeste do estado

O Instituto das Águas do Paraná (AGUASPARANÁ) em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), realizam nos dias 22 e 23 de novembro, o 1º Fórum de Piscicultura do Noroeste do Estado. O evento acontecerá no município de Querência do Norte e tem como finalidade expandir o mercado de peixes na região e aumentar o rendimento das famílias de pequenos, médios e grandes produtores.

No primeiro dia do encontro serão constituídas mesas para atender os produtores e oferecer assistência técnica para esclarecimentos de outorgas, financiamentos, licenciamentos do IAP e projetos da EMATER, onde profissionais e técnicos dos órgãos envolvidos e do Sicredi vão detalhar e orientar os interessados.

O dia seguinte será marcado por palestras a partir das 09 horas. O tema será debatido pelo engenheiro de pesca Robert Gordon Hickson, que é também pós graduado em propagação de peixes e consultor da área na Província de Formosa, na Argentina. Na sequência falarão o professor e doutor da Universidade Estadual de Maringá, Luiz Alexandre Filho: o Zootecnista e diretor da Copices (empresa frigorífica do setor, do município de Toledo), Sidney Godinho, abordará o tema da Comercialização.

Para falar da experiência e vantagens na produção de alevinos, falará sobre o assunto, o maior produtor de Tilápia na região Oeste do Paraná, Werner Rekowsky. De acordo com o gerente do AGUASPARANÁ, Osval Cesar Kulevicz, do escritório regional de Paranavaí, a experiência visa incentivar a implantação da piscicultura na região Oeste do Estado, como forma de agregar rendimentos, principalmente aos pequenos produtores.

Para realizar o evento, o AGUASPARANÁ e o IAP, contam com o apoio da Prefeitura de Querência do Norte; COMAFEN; Território Encontro das Águas, SICREDI, APA Federal; ICMBIO; e EMATER.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.