Notícias

27/11/2017

Diretores do AGUASPARANÁ participam de Seminário sobre gestão de águas subterrâneas

O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), por meio da Câmara técnica de Águas Subterrâneas, entre os dias 21 e 23 de novembro, com o apoio do governo da Bahia, Banco Mundial e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA-Brasil).

O seminário teve a finalidade de difundir noções sobre as águas subterrâneas, apresentar estudos desenvolvidos na esfera da União, divulgar iniciativas em âmbito local e regional e discutir a participação dos estados, comitês de bacia, sociedade civil e usuários na gestão desse recurso, especialmente no que diz respeito aos instrumentos de outorga e planos de bacia.

A Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) está em sua 101º reunião. Na segunda revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos, a aprovação das prioridades, ações e metas para o período de 2016-2020 (Resolução CNRH nº 181/2016), complementaram e atualizaram o Volume IV - Programas Nacionais do PNRH.

Dentre as prioridades elencadas na resolução, algumas são diretamente relacionadas às águas subterrâneas, tendo a CTAS como interlocutora. Dentre elas, destaca-se a prioridade que propõe a ampliação do conhecimento sobre a quantidade e qualidade das águas superficiais e subterrâneas.

Segundo Waldir, que também é representante do Conselho Estadual de Recursos  Hídricos do Estado do Paraná, "o seminário incrementou o conhecimento sobre águas subterrâneas por meio da troca de experiências, apresentação de estudos e iniciativas em âmbito local e regional".

Para o diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas, Everton Luiz da Costa Souza, do AGUASPARANÁ, "o evento foi bastante positivo porque favoreceu o amplo debate com o governo, comitês de bacias, sociedade civil e usuários, sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, principalmente quanto aos instrumentos de outorga e planos de bacia".

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.